6 GATILHOS MENTAIS PARA REDES SOCIAIS

gestaoderedes_14062018

Você já parou para pensar que a tomada de decisões do seu cliente vai muito além do que você oferece? Pois é, o seu cliente capta emocionalmente (estado límbico) as impressões sobre a sua marca e as leva para o nível da razão (estado reptiliano). Por isso, quando se tem conhecimento de como o sistema límbico do cliente é ativado e quais são as emoções que captam sua atenção, fica mais fácil entender qual é o melhor método de abordagem na hora da venda. Essa abordagem emocional -> racional é denominada gatilho mental.

As redes sociais são a principal mídia de atração disponível para uma abordagem persuasiva, como a dos gatilhos mentais. Mas será que você já os conhece? Confira 6 gatilhos mentais presentes nas redes sociais!

1- Gatilho mental da segurança
Vamos usar o exemplo de um professor. Quando o professor tem conhecimento do conteúdo dado em sala de aula e sabe o que está dizendo, a percepção de segurança é projetada para o aluno. O mesmo acontece no processo de vendas. Como assim? Quando você tem confiança na hora da venda e sabe o que está oferecendo, a segurança é projetada para o consumidor – que se sente encorajado para comprar o seu produto e/ou serviço.

2- Gatilho mental da prova social
É um gancho fundamental para você causar boas impressões aos seus prospects. O gatilho mental da prova social é usado para mostrar ao seu futuro cliente experiências positivas com a sua marca.

3- Gatilho mental da autoridade
Quem não gosta de credibilidade e transparência, não é mesmo? No gatilho mental da autoridade, à medida que você mostra que é um especialista no assunto, ao vender um produto e/ou serviço, seu cliente percebe credibilidade e transparência em suas ações.

4- Gatilho mental da reciprocidade
Muitos dizem por aí que reciprocidade é a palavra mais bonita que existe. Você pode não concordar, mas ela é um poderoso gatilho mental! Vamos pensar numa situação em que você é presenteado com alguma coisa que gosta muito. Depois disso, é comum querer retribuir de alguma forma. O gatilho mental da reciprocidade engloba exatamente essa sensação. No marketing, quando você oferece ao seu cliente a oportunidade de ter uma experiência única e especial, ele se sente importante e a probabilidade é que ele adquira seu produto ou serviço. Aliás, essa é uma das estratégias mais utilizadas no inbound marketing.

5- Gatilho mental da afinidade
Quando o seu cliente compartilha suas experiências, histórias e impressões, a tendência é que ele se sinta mais à vontade com a sua marca, justamente porque ele se sente ouvido, compreendido. Em outras palavras, há uma linha de afinidade entre vocês. Um exemplo do gatilho mental da afinidade é o storytelling.

6- Gatilho mental da escassez
Sabe aquela sensação de urgência, que resulta em vendas? “Últimas peças”, “só até amanhã”, “só até acabar o estoque”. Esse gatilho mental gera no seu cliente um sentimento de urgência e escassez, tornando a venda mais ágil.

 

Quer saber como usar esses 6 gatilhos mentais nas suas redes sociais? Conheça o nosso trabalho: www.gestaoderedessociais.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *