Dia do Consumidor: como vender mais nessa data?

A aproximação de uma data comercial gera curiosidade das pessoas e potenciais clientes, além de uma janela de oportunidade imensa para os empreendedores. O dia do consumidor (15/03), por exemplo, é a data mais importante para o varejo no primeiro trimestre e alavanca o número de vendas em todo Brasil!

Para aproveitar ao máximo essa data é imprescindível, antes de tudo, estar atento às preferências do consumidor. No geral, o aspecto que ainda ocupa o topo do ranking é preço, seguido de confiança, frete e tempo de entrega.

Ao estar por dentro do que consumidor deseja, espera, precisa e prefere você já está na frente de muita empresas. Por outro lado, só isso não é o suficiente para vender mais nessa data. Confira a seguir algumas dicas para chegar lá:

Estabeleça um objetivo

Pra quem não sabe onde ir, qualquer caminho é bem-vindo. Sem um objetivo, não é possível mensurar os resultados da sua campanha nem saber o que precisa ser mantido ou alterado.

Vamos supor que o seu objetivo é aumentar o tráfego para o seu e-commerce. O caminho estratégico deve girar em torno de links de conversão, os chamados CTA’s. Nas redes sociais esse objetivo é alcançado facilmente, principalmente com o impulsionamento da campanha. Afinal, sua publicação terá um alcance maior do que organicamente. O resultado, certamente, será um tráfego grande para o seu site.

Já se você deseja trabalhar a fidelização de clientes, por exemplo, pode usar o dia do consumidor para oferecer descontos progressivos para cada compra realizada na semana em questão ou no mês de março, caso prefira estender o prazo da promoção.

Outra possibilidade é usar todo potencial dos gatilhos mentais para oferecer condições imperdíveis somente no dia do consumidor, ou seja, apenas 24h de desconto. As opções são infinitas!

Planeje suas ações

Um bom planejamento deve levar em consideração as preferências do consumidor, as circunstâncias do mercado, os seus objetivos comerciais e a sua verba disponível para ações de marketing.

Pense na logística

Algumas empresas fazem promoções e campanhas sem pensar na logística. Essa falta de planejamento pode ter consequências graves. Ao investir no marketing é importante que você tenha em mente que mais vendas demandam mais produtos. Isso quer dizer um alinhamento com fornecedores, que precisam garantir que o produto ofertado esteja disponível em estoque e seja entregue até o prazo prometido para o consumidor.

Divulgue nos canais e às pessoas certas

Se você tem Instagram e Facebook com públicos totalmente diferentes é importante que leve isso em consideração. Vamos supor que no Instagram o seu público majoritário é feminino (85%) contra 15% dos homens. Não faz sentido anunciar produtos masculinos nessa rede social, já que o número de mulheres é extremamente significativo.

Curtiu esse post? Trabalhar todas essas questões antecipadamente é fundamental para alcançar bons resultados nas vendas do dia do consumidor!

 

Com a Gestão de Redes Sociais você não perde nenhuma data importante e ainda impulsiona suas vendas dentro e fora das telas!

 

Acesse nosso site e conheça nosso trabalho: http://gestaoderedessociais.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *