facebook: tudo que você sempre quis saber sobre vídeos de sucesso

Facebook: tudo o que você sempre quis saber sobre vídeos de sucesso

blog_gestao_18062019O Facebook está sempre levando em consideração o que os usuários desejam assistir na rede social e por isso mesmo existem alguns fatores que influenciam na distribuição dos vídeos na rede social. E você, já parou para pensar em como, quando e de que forma os vídeos são exibidos por lá?

Antes de tudo, é imprescindível compreender que vídeos de sucesso privilegiam aspectos como originalidade, comportamentos de visualização e atributos do vídeo, fidelidade e intenção, além do envolvimento. Falando em originalidade, o Facebook privilegia e aceita conteúdos autênticos em seu sistema de distribuição de vídeos. Isso revela alguns comportamentos que devem ser evitados ou permanentemente excluídos da sua estratégia na rede social, já que podem limitar o alcance da sua página:

✖ Publicar conteúdo duplicado: não há problema algum em republicar conteúdo já criado pela sua página, mas não é aconselhado publicar algum conteúdo que não conte com a sua participação significativa na produção, ou seja, que não seja original. Parece óbvio, mas muitas páginas o fazem e acabam não utilizando o potencial da página para engajar o público. É o seu caso? Nós podemos ajudar!

Banner_blog_alt

✖  Publicar vídeos em massa ou reaproveitados: vídeos sem tratamento significativo ou vídeos com imagens misturadas e/ou confusas acabam perdendo a possibilidade de um bom alcance.

✖  Publicar vídeos que parecem slides: já passou por algum vídeo que parecia uma apresentação de slides? Vídeos de sucesso são dinâmicos, criativos e usam o máximo dos recursos do formato escolhido. Por isso, aqueles que usam muitas imagens estáticas sofrem redução na distribuição do feed.

✖  Usar iscas para aumentar as visualizações: o Facebook detecta vídeos com tentativas artificiais de aumento de visualização, geralmente com omissão de informações importantes.

✖ Usar comportamentos artificiais de compartilhamento: a rede social chama de comportamento artificial a ação de compartilhar repetidamente o conteúdo de outra com a qual não tem conexão direta e/ou cujo conteúdo não conversa com o tema da página.

O que deve ser feito, então?

✔ Vídeos mais longos: as pesquisas no Facebook revelam que as pessoas priorizam vídeos que tenham 3 minutos ou mais, porque eles têm um enredo, uma história e, por isso, acabam sendo assistidos até o final. O objetivo é o mesmo que o de um livro: planejar  o início, a construção da história, o clímax, o ritmo e, finalmente, o desfecho. Assim é possível produzir vídeos de sucesso, engajando o público e cativando a atenção das pessoas até o final.

✔ Descrições e títulos claros: otimizar os conteúdos para a pesquisa do Facebook aumenta suas possibilidades de visualização, por meio dos resultados exibidos e também por meio dos vídeos recomendados no feed de notícias e no Facebook Watch.

✔ Conteúdo adicional: todo conteúdo adicional, ou seja, vídeos ao vivo, fotos ou publicações de texto, promove envolvimento e engajamento do público. O segredo é manter-se conectado!

Vídeos de sucesso são aqueles que geram interações significativas entre pessoas reais, respeitosas, gratuitas e sem spams, segundo Política do Facebook. Além do mais, o compartilhamento ainda é a ferramenta mais eficiente na rede social para a distribuição orgânica. Aumente o envolvimento do seu público através de vídeos pensados estrategicamente!

 

Conheça o nosso trabalho de Gestão de Redes Sociais: https://gestaoderedessociais.com/blog/

 

Deixe um comentário