COPYWRITING: a arte de persuadir pessoas e convertê-las em clientes

O QUE É COPYWRITING 

Você já ouviu falar em copywriting? Essa estratégia de escrita pode ser considerada uma arte quando o assunto é persuadir pessoas e convertê-las em clientes. A palavra em inglês pode ser traduzida livremente como uma escrita que tem como foco uma ação de conversão ou venda.

Despertar gatilhos é uma das formas mais poderosas de despertar o interesse do leitor, inclusive já falamos sobre os 6 gatilhos mentais para redes sociais por aqui. Nesse sentido, a essência de um bom copywriter é usar o conteúdo para captar a atenção do leitor, aumentar o número de conversões e sua rede de potenciais clientes.

O principal objetivo do conteúdo estratégico é gerar uma ação, ou seja, fazer com que o leitor assine uma newsletter, clique no botão de CTA nas redes sociais, blog ou landing page, faça o download de e-books e assim por diante. Por outro lado, essa ação não acontece num estalo nem num passe de mágica. É preciso muito trabalho e dedicação para educar as pessoas no copywriting, mostrando a elas que um produto ou serviço é a melhor solução naquele momento e que não há outra opção senão clicar naquele link, porque não se trata de uma oportunidade, mas DA oportunidade, bem definida e fundamental, para a resolução de uma necessidade ou problema.

UM BREVE RETORNO NA HISTÓRIA DO COPYWRITING 

Por mais que você não encontre essa palavra por aí com muita frequência, esse conceito de conteúdo estratégico com o objetivo de converter não é uma novidade, viu? A palavra copy surgiu pela primeira vez na década de 20, caiu em desuso na literatura e acabou permanecendo na boca dos jornalistas na década de 70. Foi quando passaram a chamar de copywriter as pessoas que criavam anúncios, para diferenciá-los dos redatores de notícias. Legal, né?

Existem muitas formas de usar o copywriting para persuadir pessoas, mas as melhores são aquelas que privilegiam fatores como: a otimização, exclusividade e experiência do usuário, as frases de ação (os famosos CTA’s) e, é claro, o link building. Explicamos melhor cada uma delas a seguir ?

AS MELHORES ESTRATÉGIAS NO COPYWRITING 

Estratégia é tudo quando o assunto é vendas, né? Por isso mesmo, o copywriting e o marketing de conteúdo andam de mãos dadas.  Quando ambos são adotados numa empresa, seja ela pequena, média ou grande, a publicidade invasiva fica pra trás abrindo espaço para um conteúdo de qualidade, ou seja, aquele que atende às necessidades de uma audiência específica. Saiba quais são os fatores que interferem no sucesso do copywriting:

OTIMIZAÇÃO

As métricas do SEO e as otimizações da página na qual o conteúdo ficará disponível são a combinação perfeita para criar textos que convertem. Sem a otimização, o texto é só um monte de palavras desconectadas e sem estratégia.

EXCLUSIVIDADE

Não fazer mais do mesmo faz parte do copywriting, esse é o grande desafio desse trabalho contínuo. Por isso, muitas empresas buscam uma equipe especializada em criar conteúdos estratégicos. Estamos aqui pra isso! ?

EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO

Quando falamos de experiência do usuário estamos falando de múltiplos fatores que contribuem para que ele permaneça na sua página, até que a compra por um produto e/ou serviço seja finalizada. Isso envolve a união, a força e o know-how de uma equipe de copywriting, designers e desenvolvimento.

FRASES DE AÇÃO

Além de atrair a atenção do leitor, as frases de ação ou call-to-actions geram uma ação, como falado anteriormente. Por exemplo, um anúncio com o texto “A MELHOR OFERTA ATÉ MEIA-NOITE / clique aqui e confira”. O assunto dá pano pra manga e vamos falar sobre isso em breve, fique de olho ?

LINK BUILDING 

O uso de links internos faz com que o leitor fique mais tempo no seu site, blog ou página, o que gera mais autoridade!

O copywriting é o que falta pra você fechar mais negócios? Conheça o nosso trabalho: https://gestaoderedessociais.com/blog/

? Dúvidas? Fale com a nossa equipe: comercial@maxisite.net

(24) 2237-0107 ou WhatsApp: 24 98865-4493

Deixe um comentário